terça-feira, 15 de setembro de 2009

O POAF e o aproveitamento turístico da albufeira da barragem das Fronhas

Depois de um enorme vazio existente desde 2002 relativamente à gestão de toda a zona envolvente à Barragem das Fronhas, o Governo reiniciou os trabalhos em 2007 e aprovou em Abril de 2009, finalmente, o Plano de Ordenamento da Albufeira (POAF).
Este plano abrange toda a área em volta da albufeira, principalmente nas freguesias de S. Martinho da Cortiça e de Pombeira da Beira, grosso modo, cerca de 500 metros além do plano da água.
É um importante documento estratégico que procura conciliar a forte procura desta área com a conservação dos valores ambientais e ecológicos e, principalmente, com a preservação da qualidade da água e o aproveitamento dos recursos através de uma abordagem integrada das potencialidades e das limitações do meio.
São definidas diversas zonas de utilização, nomeadamente, para: a pesca; a navegação recreativa a remo, pedais e à vela; a prática de banhos e a natação; a realização de competições desportivas motorizadas e não motorizadas; a navegação com embarcações propulsionadas a motor de combustão interna a quatro tempos; a navegação com embarcações motorizadas equipadas com propulsão eléctrica; a circulação de embarcações marítimo-turísticas; a circulação de embarcações a motor destinada a acções de fiscalização, vigilância e socorro.
Assim como estão interditas outras utilizações: a navegação de embarcações propulsionadas por motor de combustão interna a dois tempos; a rejeição de efluentes de origem doméstica ou industrial, não tratados no plano de água e nas linhas de água afluentes à albufeira; a aquicultura e a piscicultura; a caça; a extracção de inertes no leito da albufeira; as captações de água para consumo humano, quando não inseridas em sistemas municipais ou multimunicipais; o lançamento ou deposição de resíduos sólidos de qualquer tipo; a prática de actividades ruidosas, o uso de buzinas ou outros equipamentos sonoros; a realização de actividades subaquáticas recreativas; a navegação à vela; a prática de pára-quedismo rebocado por embarcação e a navegação de embarcações com altura superior a 6 m; a lavagem e o abandono de embarcações; o estacionamento de embarcações fora das zonas sinalizadas para o efeito; o transporte de combustíveis e óleos.
O POAF vem chamar a atenção para a importância estratégica deste território (inexplicavelmente esquecida no estudo prévio do Plano Estratégico para o Turismo no Concelho de Arganil, mandado elaborar pela Câmara Municipal) pelo que a partir deste momento devem ser incentivados e apoiados todos os investidores privados que estejam disponíveis para concretizar as propostas inscritas no documento.
Nas cinco áreas de aptidão turística estão propostos, nas Fronhas 1 - centro náutico com bar e sala de conferências, parque de merendas e infantil, piscina fluvial e balneários, parque de estacionamento; Fronhas 2 - restaurante panorâmico com esplanada; Sail - restaurante com esplanada, parque de merendas e infantil, piscina fluvial e balneários, embarcadouro, parque de estacionamento; Roda - aldeamento turístico (em verdade esta seria, por si só uma sexta área), restaurante com esplanada, parque infantil, embarcadouro ligeiro, circuito de manutenção desportiva, pista de pesca, rampa de acesso à água, parque de estacionamento; e Maladão - restaurante panorâmico com esplanada; parque de merendas e infantil, piscina fluvial e balneários; parque de estacionamento.
No entanto, tal será redutor ser não forem implementados os vários projectos ao longo de todo o Vale do Alva (saneamento básico, praias fluviais, zonas de lazer, regularização de margens, etc.) para que o Rio seja utilizado em toda a sua plenitude, transformando o potencial que aí está instalado em produtos concretos.

4 comentários:

  1. É a primeira vez que por aqui passo e é bom saber que tambem ai em são Martinho da Cortiça á alguem tal como eu se entereça pelo bem da sua terra pelo seu desenvolvimento passo por ai várias vezes e almoço muitas veses no Restaurante Dóminó vou a caminho da minha aldeia Chamada de GOULINHO na Freguesia de Aldeia das Dez no Concelho de Oliveira do Hospital proximo do mais belo Santuario Mariano das Beiras Santuario de Nossa Senhora das Presces no sopé do monte do Colcurinho vou-vos fazer uma visita de vez em quando vim pela mão do blog do meu amigo Antonio Silva O ROUXINOL DE POMARES voltarei em breve um abraço para o proprietario deste maravilhoso blog
    António Assunção
    VOZ DO GOULINHO
    e tambem o ALA Poemas façam-nos uma visita

    ResponderEliminar
  2. Este passo é muito importante, saibam as populações agora aproveita-lo.
    JAC

    ResponderEliminar
  3. TARDA EM APARECER.
    TEVE MAIS QUE OPORTUNIDADES PARA SURGIR, E FICO DESCONTENTE QUE SÓ COM INVESTIMENTO ESTRANGEIRO É QUE SE ACREDITOU NUM PROJECTO PARA ESTA ALBUFEIRA.
    SEM MAIS ESPERO QUE CORRA TUDO BEM

    ResponderEliminar
  4. É preciso urgentemente agarrar esta oportunidade que este local nos proporciona a nivel de lazer, paisagem, tradições, acessibilidades entre outras potencialidades, temos na nossa Terra Jovens com capaciadades profissionais para a rentabilidade do mesmo espaço que poderá ser vocacionado para diferentes segmentos de lazer / turismo temos de precionar o poder Local, pois caso contrario chegará uns "paraquedistas" e esse mesmo poder Local deixará e entregará de mão beijada as areas que são Nossas!! Olhem o exemplo do Restaurante do Parque de Campismo do Sarzedo, dos Bares das Praias Fluviais de Secarias... eles comem tudo eles comem tudo e nada deixaram..tudo em descrição.... não pode acontecer isto aqui na nossa Terra!! Vamos acordar e unir esforços!!!!! DESENVOLVER A NOSSA TERRA!!!!

    ResponderEliminar