quinta-feira, 8 de outubro de 2009

E viva o alcatrão!... (2)

Não há pressa que dê em vagares, lá diz o povo... Temos assistido durante o último mês na nossa Freguesia, e um pouco por todo o Concelho, a uma lufa-lufa de alcatroamentos que eram ansiados pelas populações há algum tempo. Foram feitas e ainda bem! Mas porquê fazer esperar as populações durante 3 anos e 11 meses? E porquê concentrar as obras no mês da pré-campanha e campanha eleitoral? Na Abrunheira, e a menos de 1 mês do alcatroamento, onde já tínhamos alertados para a necessidade de idealmente se construir primeiro, e planeadamente, as infra-estruturas de saneamento e outras, já há necessidade de reparações. É que a tubagem da água do chafariz, antiga, com roturas frequentes e necessidade de substituição, acabou por não ser substituída antes do ansiado alcatroamento, e o resultado está há vista... Haja alguma atenção para a gestão dos dinheiros públicos!...

42 comentários:

  1. Pois realmente era o que eles precisavam, que não tivessem colocado o alcatrão....Pois deveriam esperar que certas pessoas fizessem um estudo, colocassem o saneamento....e depois o alcatrão...até lá os moradores compravam um 4x4 para poderem circular na povoação da Abrunheira...è de lamentar como voçês estam felizes....

    ResponderEliminar
  2. viva?!!!
    quantas estradas e quantos acessos foram melhorados pelos nossos antigos presidentes? nenhum!! Sr João Pedro se ñ fez quando lá esteve ñ venha criticar agora!

    um pombeirense

    ResponderEliminar
  3. Nenhum?!... Realmente antes do actual presidente as estradas da freguesia eram só de terra batida, está de ver... Haja memória e algum respeito pelo trabalho dos anteriores presidentes!...

    ResponderEliminar
  4. Só uma duvida! A tubagem que rebentou é do chafariz ou da água da rede publica?

    ResponderEliminar
  5. Atenção a gestão dos dinheiros públicos?
    Nestes últimos 3anos e 11meses está a vista, o mesmo não se pode dizer dos antigos mandatos, pelos vistos até foi roubado!
    Parece que tudo o que o Rui tem feito pela freguesia esta mal... Tudo serve para o criticar!
    Será que só agora e que alguém viu defeitos no trabalho de quase 4anos? Será que isto faz parte da campanha do ps? É de lamentar...

    ResponderEliminar
  6. É de lamentar. Quais 4X4. Porque é que não alcatroaram o Cavaleiro?Esta sim é umvez um dia povoação que tem estradas em terra batida.Bom talvez estejam a espera do estudo previo de impacto ambiental para depois mandar fazer o projecto...
    Talvez nesta terra se façam coisas pensadas e com sentido.
    Enquanto se fizerem asneiras assim,que saltam a vista,esta terra nunca irá a lado nenhum.
    Pensem Amigos!

    ResponderEliminar
  7. Olhem lá, não foi já o Sr. Jose Cunha um Presidente desta freguesia e o Sr. Manuel Fidalgo outro membro de um anterior executivo? Não será que estão insultar o trabalho destes Homens que acompanham o Sr. Rui Franco. Ou qual será o papel destinado para estes dois?

    ResponderEliminar
  8. João Pedro Portugal Sousa9 de outubro de 2009 às 00:20

    Caro anónimo das 16:31 não tenho por princípio fazer qualquer tipo de comentário a pessoas que se escondem atrás do anonimato, pois em tempo de liberdade e em democracia não devemos nunca ter qualquer tipo de receio em darmos a cara nos comentários que fazemos, julgo não ser esse o seu caso.
    No entanto porque não tenho memória curta devo dizer-lhe que estou perfeitamente à vontade para se quiser podermos falar cara a cara nas estradas e acessos que os antigos presidentes da nossa Junta de Freguesia participaram. Lembro-lhe os nomes dos presidentes que por cá já passaram pós 25 de Abril, e todos foram dignos da função que exerceram, a saber, Srs. António R. Neves, Eduardo Correia, António Carlos Matias Matos, José Correia Cunha, João Pedro Portugal, Fernando R. Figueiredo e Rui Franco.
    Um abraço fraterno.
    João Pedro Portugal Sousa

    ResponderEliminar
  9. Vivam, é de facto básico perceber que se esta a colocar dinheiro de pessoas que pagam os seus impostos na rua...é brincar com a inteligência das pessoas e com os dinheiros públicos, que muito nos custa a ganhar, isto para quem contribui para tal, neste momento existe MEDO na nossa Freguesia, em opinar, sugerir, falar, contra ao actual executivo, vive-se realmente uma asfixia silenciosa, é de facto triste ver certos anónimos, que no meu entender são perfeitamente identificaveis, as suas atitudes e comentários, são inúteis, são de uma falta de respeito e ética tremenda, falta de princípios, não tendo a coragem de se apresentar, tais como os pa, P.A etc, etc.. Tenham a coragem de colocar o vosso nome, embora e repito que não é difícil ver quem é…. Esse tipo do 4x4 deve ser muito pouco inteligente ou então não mora em pleno Séc. XXI, pois o saneamento é básico, só para esse amigo é que não e continua ficcionado nos 4x4…existe raids na Freguesia aconselho-o a participar neles… Provavelmente deverá fazer as suas necessidades no seu jardim com um balde de água as costas ou então deverá já possuir saneamento “à sua porta” e agora poderá falar de tal forma… Lamentavel…
    Albertino

    ResponderEliminar
  10. Após 4 anos de trabalho, os resultados estão a vista. Parece que alguem andou a meter agua e a rebentar pelas costuras.

    ResponderEliminar
  11. Depois de analizar cuidadosamente o prospecto das promessas eleitorais do Sr Rui acabei por descobrir que este contem algumas das ideias que foram propostas por concidadãos nossos na reunião da Junta de Freguesia, promovida pelo PS, na sexta feira, 11 de Setembro de 2009. Parece afinal que ao contrario das criticas feitas aqui por alguns anonimos, as propostas eram validas e com utilidade.Bom talvez o problema fosse a falta de ideias desses anonimos que tanta tinta fizeram correr. Ainda bem. Assim ganhe quem ganhar, as propostas do PS sempre serão implementadas na nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  12. António Carlos D.C. Nogueira10 de outubro de 2009 às 10:10

    Sr Administrador do "Blog S.Martinho à conversa".
    Dar parabens ao João Pedro, Ana Lourenço e Sr Armindo, seria redundância, pois sendo pessoas dignas, que não deixam seus escritos apócrifos, mostram a sua honesta e respeitavel face, a que todos estamos obrigados.
    Agora aos anónimos, Sr Administrador, deve o sua autoridade e respeito pelos seus visitantes/leitores, impedir a sua publicação, tal como faz com aqueles, que recorrendo a palavras soezes, em geral anónimas, tentam ofender quem se expressa no Blog que administra.
    Feche a porta aos anónimos e passaremos a ter no seu Blog leitura de opiniões mais pensadas, responsaveis e de mais valia.
    António Carlos D.C. Nogueira - S.M.da Cortiça

    ResponderEliminar
  13. Antonio Carlos D.C. Nogueira10 de outubro de 2009 às 11:03

    O Alcatrão
    Congratulo-me com a vasta e necessária quantidade de alcatrão colocado na nossa freguesisia.
    Era necessária, melhorou temporariamente a rapidez, transitabilidade e redução de custos, dos viventes na nossa Freguesia.
    E porque temporariamente?
    Porque sendo alcatrão em mistura com calcário e não brita, o torna menos duravel.
    Porque sendo alcatrão de campanha, teve de ser colocado sem prévio projecto e planeamento, quiçá sem Concurso, sem a conveniente e prévia preparação de solos, infraestruras e a devida espessura.
    Que esperar?
    Simples a resposta: aquilo que está a acontecer no acesso à nova escola.
    Mas não devemos atribuir tais erros ao Sr Rui Franco, ele apenas aceitou de mão beijada e apressada, a oferta da Camara Municipal de Arganil, na promoção eleitoral de seu Presidente, por alcatrão eletoral ou de campanha com afirmo acima.
    Do mesmo modo, posso falar do calcetamento da R. José Martins Dias da Cunha.
    O melhoramento do pavimento desta rua, foi, segundo se diz decidido por unanimidade em Assembleia de Freguesia, certo e legal, pois os fregueses que a tem à porta deviam lá ter estado para contestar ou aprovar.
    Sendo nós os viventes do Adro ao cimo do povo apenas uma meia duzia, não teria sido mais simpático consultar-nos especialmente sobre este assunto e não deixar a que pessoas que moram na Vale de Matouco, Ramal das Pombeiras, Poços, Pinheirais ou outras aldeias da nossa freguesia decidissem por nós?
    Mesmo que presentes os moradores beneficiados com o calcetamento facilmente seriamos vencidos nos votos.
    Preconizava-se também o rebaixamento da rua.
    Que sucedeu? Levantaram-na e breve voltaremos a sofrer entradas de água, quer pelas portas, quer por infiltração, pois já aconteceram nas chuvas de Junho ou Julho, como tive oportunidade de mostrar aos Srs Rui Franco, Madeira e Cunha. Aquardo a prometida impermebialização e outras pequenas acções para resol estes problemas.
    Também aqui ilibo em parte a Junta, pois a displicência da Fiscalilação Camarária, levou a essa abjecta obra que aí está a perturbar em horas de chuva os habitantes desta aldeia.
    A quem teve a paciência de ler este comentário o meu muito obrigado.
    António Carlos D.C. Nogueira - S.M. da Cortiça

    ResponderEliminar
  14. Sou um dos mais antigos sociais-democratas desta freguesia estando sempre identificado com o PSD, mas após a minha presença no n/ comício do passado sábado tenho andado a reflectir pois não gostei nada que o nosso Rui Franco criticasse os antigos presidentes de junta, pois o grande amigo José Correia da Cunha não merecia ser enxovalhado daquela maneira !!! Rui não devias ser tão arrogante e saberes respeitar os elementos da nossa lista. Com muita mágoa vou no domingo votar em branco pela primeira vez, porque ainda tenho memória e não sou desleal com os meus companheiros.
    Um social democrata sao martinhense.

    ResponderEliminar
  15. Espero de verdade que o administrador publique este comentário.
    A que diz que os alcatroamentos estão a ser feitos à pressa está esquecido. No inicio do mandato do Sr. Rui Franco foram alcatroadas várias estradas como aconteceu nas Fronhas e na ligação a Pombeiro da beira. Estes recentes alcatroamentos já estavam previstos mas a empresa que inicialmente ganhou o concurso público recebeu parte do dinheiro para começar a obra e abriu falência fugindo os donos para o Brasil. SIM PORQUE HOUVE CONCURSO PUBLICO MELHOR, 2, porque após se tomar conhecimento da falência desta houve outro concurso público em que a empresa que ganhou foi ISIDOROS EMPREITEIROS. Para quem não sabe os alcatroamentos não vão ficar por aqui e independentemente do resultado das eleições estes vão trabalhar na nossa freguesia pelo menos mais dois meses. Mais digo que em relação ao facto de terem rebentado tubos na Abrunheira se deveu ao facto de alguém ter estragado o aloquete que estava no local onde havia controlo da pressão da água e terem desregularizado a pressão da água. A pessoa que fez tal coisa deve ser deveras castigada, mas as entidades competentes já estão a tratar do caso. Não pensem que tenho cor partidária porque não tenho, vivemos em democracia e ao saber destes factos senti-me na obrigação dos expor. Obrigado
    L.R

    ResponderEliminar
  16. O Sr. José Correia da Cunha foi enxuvalhado?

    ResponderEliminar
  17. Que grande história... Mas que houve um ajuste directo em 15-05-2009 entre o Município de Arganil e Isidoro Correia da Silva,Lda de 1000 toneladas de massa asfática a frio por 35.300€, houve... Para quem quiser verificar: http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=51275&lk=srch

    ResponderEliminar
  18. O q tem a ver a massa asfáltica a frio, com os recentes alcatroamentos na Freguesia!?

    ResponderEliminar
  19. Bom, desculpem a minha ignorancia porque de hidraulica não percebo nada, contudo será que ha ai algum engenheiro que me possa explicar afinal porque rebentou o tubo e não rebentou a tal valvula?Para que existe uma valvula quando naquele sitio a agua tem queda suficiente?Quando está em carga a agua não tem sempre a mesma pressão porque está parada?Não terá o tubo rompido por efeito da fricção em alguma pedra, provocado pelos cilintros e pelas maquinas que efectuavam as obras, uma vês que essa tubagem já é demasiado antiga?
    Pensem nisto.

    ResponderEliminar
  20. Caro anónimo das 20:12... Então e o cadiado rebentado? Como é que o explica?

    ResponderEliminar
  21. Já estou muito preocupado porque quis ir à Abrunheira ver o buraco pelo rebentamento da tubagem e o arrombamento do aloquete mas não consigui passar porque estava tudo bloqueado pela GNR e Polícia Judiciária que parou todas as investigações no país para vir tratar do assunto.
    Foi pena porque foi privado de ver in loco os estragos. Mas o sr presidente Rui Franco homem dinamico e omnipresente vai prender os prevericadores??? Não acha Ana Lourenço !!!

    ResponderEliminar
  22. ESTE BLOG DÁ ME VONTADE DE RIR!!!
    AGORA PEÇO AO SR JOAO PEDRO Q JÁ Q ACABARAM AS POLITIQUICES SE DIGNE A INFORMAR E A DAR A CONHECER AOS NOSSOS SIBERNAUTAS O QUE REALMENTE A NOSSA FREGUEDIA TEM DE BOM, PORQUE DE POLITICAS E DE CINISMO JÁ ESTAMOS FARTOS.
    OBRIGADA

    MARGARIDA

    ResponderEliminar
  23. Hoje não há comentários ?

    ResponderEliminar
  24. VIVA O ALCATRARAO E VIVA O RUI FRANCO K GANHOU MAIS UM MANDATO KOM UMA ENORME VITORIA PORQUE SERÁ?

    ResponderEliminar
  25. EU ESCREVO COM MUITO ORGULHO O RUI FRANCO GANHOU AS ELEIÇÕES E O RICARDO PEREIRA ALVES TAMBÉM
    :-)
    :p

    ResponderEliminar
  26. Boa Noite caros amigos
    Desde já quero felicitar os vencedores da noite eleitoral do nosso concelho.. Agora que já sabemos quem nos vai governar nestes proximos 4 anos há que deixar as POLITIQUICES de lado e vamos trabalhar em conjunto. Pois todas as ideias construtivas são bem vindas..Arregaçemos as mangas e mãos há obra..pois ainda há muito para fazer na freguesia..
    Um abraço a todos

    Pedro Sousa

    ResponderEliminar
  27. Pelo que tenho lido por aqui, se as pessoas que cá escrevem são, de facto, da freguesia de São Martinho, posso concluir pelo menos uma coisa: Ou o professor de português tinha dificuldade em ensinar ou os alunos já estão esquecidos. Já agora, para quem não sabe ou desconhece o significado da palavra Dicionário, Cibernauta é assim que se escreve.

    ResponderEliminar
  28. AO ANÓNIMO DAS 22:41
    DE FACTO NÃO TINHA NENHUM DICIONÁRIO COMIGO QUANDO DEIXEI O MEU COMENTÁRIO E É CERTO QUE ME ENGANEI A ESCREVER MAS O SR COMPREENDEU O QUE EU QUERIA DIZER E ISSO É QUE É IMPORTANTE. MAS OBRIGADA NA MESMA PELA SUA ATENÇÃO. BEM HAJA

    ResponderEliminar
  29. Bom, reconhecer o erro já é um princípio para a evolução. Mas é importante também, para além de conhecer o português, conhecer as regras da boa educação cibernauta. Como tal certamente sabe que escrever em maiúsculas é classificado como desagradável e levado ao extremo, uma tremenda falta de educação. Cumprimentos e desligue lá o Caps Lock que por engano certamente tem ligado.

    ResponderEliminar
  30. Sr Anónimo das 11:17
    Por acaso quando escrevi o meu comentário tinha a tecla Caps Lock ligada sim, como tenho quase sempre pois preciso dela ligada para trabalhar. Hoje para não ser mais uma vez mal educada tive o cuidado de a desligar antes de iniciar o meu comentário. No entanto desconhecia que o facto de escrever em maiúsculas era como disse "classificado como desagradável e levado ao extremo, uma tremenda falta de educação", facto que para mim é irrelevante pois para mim não interessa a forma como se escreve mas sim o que se escreve. Não era minha intenção ser mal educada mas no meio de tanta falta de educação, civismo e respeito pelas pessoas neste blog a minha "má educação" é insignificante. Mesmo assim agradeço mais uma vez a sua atenção. Bem haja e continue atento!!!

    ResponderEliminar
  31. Já agora, alguém acha que quando se alcatroa uma estrada se deve substiuir conduta de água?
    Esta conduta tem a idade das outras na freguesia.
    O que a fez rebentar foi a acção criminosa do individuo que arrombou a porta e abriu a água ao máximo da pressão.
    Com que intensão se faz isto? Que averigue a policia.

    ResponderEliminar
  32. Ainda relacionado com os comentários anteriores gostaria de propor a mudança de Nome ao Blog: Chamar-lhe Lavadouro do Freguês, parece-me muito bem. Aqui se lava a roupa suja, se julgam e condenam, sem direito de defesa, as pessoas.
    Parece-me mal, muito mal.

    ResponderEliminar
  33. Afinal o que é que está mal? Se o habitante não tem água com pressão suficiente... Fez muito bem! Se quem de direito não tem competência... De que é que estão à espera? O mal é haver 1 (um) que oprime muitos! Deixem-se de tacanhez que vos encurta o horizonte! Vão às Assembleias de Freguesia ver quem defende os interesses dos Fregueses.
    Passem bem!
    Simões

    ResponderEliminar
  34. Gostava de lembrar ao nosso presidente Sr. Rui Franco uma vez que estamos em grande esforço no alcatroamento das estradas e caminhos da freguesia que não se esqueça da minha povoação da Ponte da Mucela, porque também votamos em si.
    Esperamos na Ponte que não nos deixe mal.

    ResponderEliminar
  35. Como habitante do Carapinhal Sr. presidente Rui Franco também não se esqueça desta aldeia, pois se alguém precisa de um 4 x 4 para passar na nossa estrada somos nós.
    Um aldeão

    ResponderEliminar
  36. Sr. Presidente Rui Franco com toda a sua dinâmica e boa vontade que se lhe é reconhecida perguntamos se com a intervenção da GNR e Polícia Judiciária já prenderam a ou as pessoas que rebentaram o aluquete/cadeado na Abrunheira que provocou o rebentamento da tubagem da água pública. Estamos à espera que os ladrões sejam ou estejam já detidos para pagarem pelos estragos.
    Um abrunheirense

    ResponderEliminar
  37. Simões, afinal voce sabe quem foi o animal.
    Eu tambem gostaria de saber para lhe ajudar a tirar o esterco do corpo com uma boa malha, pois se o individuo se queixa de falta de pressão é porque anda encascado. Como é que alguem se pode queixar de falta de pressão na agua da Abrunheira. Que tacanhez a sua, amigo!
    Realmente uma boa parte dos habitantes da Abrunheira precisavam era de umas paveias de mato à sua porta em vez de alcatrão.

    ResponderEliminar
  38. Estamos a espera que a Junta de Freguesia pelo seu presidente comunique ao povo de S. Martinho os nomes dos individuos que fizeram a barbaridade na Abrunheira, vamos a ter essa coragem.

    ResponderEliminar
  39. Paveias de mato só se na cama desse Simões que compactua com o crimnoso que fez esse serviço.

    ResponderEliminar
  40. O que provocou o estrago que está visivel ainda na estrada não foi o rebentamento do aluquete/cadeado, foi a abertura da valvula de redução de pressão com o intuito exclusivo de destruir um bem publico, mas o triste é haver Abrunheirenses a quem o sentido de responsabilidade nada diz....

    ResponderEliminar
  41. Continuamos à espera que o sr presidente Rui Franco divulgue os nomes dos responsáveis pelo triste acontecimento. Segundo consta na surdina o sr Rui Franco terá já dito amigos que foram três abrunhenses que praticaram o acto?
    Diga os nomes sem medo ou foi só para ganhar mais uns votos.

    ResponderEliminar
  42. Também gostaria bastante de saber quem foram os malfafeitores. As eleições já passaram há muito, mas a dúvida continua por esclarecer.
    Um Abrunheirense.

    ResponderEliminar