terça-feira, 6 de outubro de 2009

Onde está a tolerância democrática?

Na noite do comício do PSD realizado no passado sábado no pavilhão gimnodesportivo, os cartazes dos candidatos à Assembleia Municipal pelo PS encabeçada pelo João Pedro, expostos no cruzamento da Portelinha foram vandalizados, com cortes e rasgões nas fotografias dos rostos dos quatro primeiros canditados! É uma pena que alguns insistam em concentrar esta campanha em desconstruções do carácter dos candidatos, mais do que na apresentação e defesa das propostas... Enfim, é o que temos.

24 comentários:

  1. É de lamentar. Mas tambem não foi na noite do comicio do PSD que isso aconteceu, mas sim na manha de 3ª feira bem cedo, alguem observou um individuo com uma chave fazer tal serviço.
    Portanto não coloquem as culpas sem certezas.
    É verdade onde está a tolerância democratica, haja mais respeito, não vamos apenas pela cor, as pessoas tambem contam.

    ResponderEliminar
  2. bem o unico q escapou foi o pedro sousa. porque será?

    ResponderEliminar
  3. Na manhã de domingo cedinho passei lá em frente e já lá estava aquilo rasgado... Até na missa se comentou! Aí o anónimo da 16:39 sabe mais do que quis dizer...

    ResponderEliminar
  4. É feio... É muito feio.

    ResponderEliminar
  5. Patrick Dias da Cunha8 de outubro de 2009 às 00:06

    A propósito das mensagens anónimas, convém lembrar as palavras do actual Presidente da nossa Junta, Rui Franco: "As pessoas que têm espírito democrata e construtivo, não se devem esconder atrás do anonimato."
    As mensagens anónimas e o vandalismo de cartazes políticos mostram que a nossa freguesia ainda tem um longo caminho a percorrer para fortalecer a sua cultura democrática.
    Patrick Dias da Cunha

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que domingo termina toda essa disputa,perdedores e ganhadores,VAMOS DAR AS MÃOS e trabalhar todos para o bem da freguesia,que é o que interessa para o nosso povo.

    ResponderEliminar
  7. Bom, talvez o indivíduo que lá foi visto na manha de 3ª feira bem cedo, e que alguém o observou, com uma chave fazer tal serviço, tenha ido tentar completar o serviço que começou NA NOITE DE SABADO. Mas como estava a ser observado pelo dito indivíduo sentiu-se incomodado e já não o tenha feito. Talvez por isso ainda tenha escapado uma foto. Parece-me que este é um comportamento pouco digno e que envergonha a maioria do povo São Martinhense. Parece-me que se trata de alguma falta de educação e civismo. Será ansiedade ou falta de coragem?
    Bom, talvez pense, quem fez tal serviço, que este gesto conta para a validação das competências no 9º e 12º ano das novas oportunidades.Um São Martinhense.

    ResponderEliminar
  8. A Dr.Manuela Ferreira Leite tem razão quando diz que há asfixia democrática no concelho de Arganil. Sim é verdade ela sabe do que fala. O placard do Partido Socialista em São Martinho da Cortiça foi vandalizado por coincidência ou talvez não na noite do comício do PSD.

    ResponderEliminar
  9. Eu como vosso militante fiquei muito desiludido com esta noticia, pois pensava que para vos eleger era preciso colocar uma cruz em cima dos meus candidatos de eleição! Já que não querem o meu voto peço imensas desculpas!
    Para a próxima fico-me por uma caricatura!

    ResponderEliminar
  10. João Pedro Portugal Sousa9 de outubro de 2009 às 01:05

    Como primeiro responsável pela lista da candidatura do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de S. Martinho da Cortiça, devo dizer que acho lamentável que 35 anos após o 25 de Abril, que nos restituiu a liberdade de pensamento, ainda haja pessoas que não a saibam respeitar. É que a liberdade de cada um acaba quando começa a liberdade de outrem. Considero que quem pratica actos desta natureza não respeitando a dignidade e o bom nome de outros concidadãos, não merece viver nesta Freguesia, porque actos de vandalismo desta ou qualquer outra natureza só desprestigia a nossa Freguesia aos olhos de quem passa e vê ou tem disto conhecimento. Sendo a nossa terra constituída por pessoas de bem, não merecemos que alguém de baixo nível e caracter nos façam passar por arruaceiros.
    Faço um apelo veemente para que mesmo havendo opiniões políticas divergentes, saibamos dignificar o bom nome da nossa Freguesia. Pela minha parte irei ter sempre esse comportamento.
    Vamos viver São Martinho.
    Um abraço fraterno.
    João Pedro Portugal Sousa

    ResponderEliminar
  11. Na realidade, não vale a pena fazer algo por esta Terra, por algumas (p)essoas que não sabem estar e não sabem ser...é triste ver estas atitudes e depois queixam-se que os Jovens vão embora, procuram outras paragens mais dignas e mais civicas, realmente foi o que me aconteceu, é vergonhoso, lamentavel, triste, repugnante...enfim é São Martinho no seu pior...
    Força Amigo João Pedro, uma lição de Democracia, de Liberdade, de Valores
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. FOI POR VINGANÇA QUE MEXERAM N TORNEIRA K REGULAVA A PRESSAO DA AGUA NA ABRUNHEIRA?

    ResponderEliminar
  13. Essa agora!... A culpa é da torneira que foi aberta de mais, ou do tubo que rebentou por estar demasiado velho e não ter sido substituído quando o povo falou?

    ResponderEliminar
  14. Olhem lá, isso da torneira não faz sentido nenhum,é uma desculpa de mau pagador. Olhem lá, toda a gente sabe que aquilo tem descaio suficiente e não necessita de valvulas de pressão, nem de torneiras. Só conversa.

    ResponderEliminar
  15. Será que quem rebentou a dita torneira da Abrunheira foi o mesmo que danificou os cartazes da sua lista oposta no dia do comício do PSD só para disfarçar ??? Pensem bem nisto pois hoje temos visto alguém que com medo do seu candidato perder o poleiro tem andado a transportar eleitores para votarem no seu partido. É a diferença para quem apregou ser democrata??

    ResponderEliminar
  16. De facto aquelas eleições foram marcadas por factos, pouco ou nada democraticos e que envergonham qualquer São Martinhence que tem alguma dignidade na cara. Eu estive ali cerca de 30 minutos, a tarde,quando fui votar e posso garantir que os subditos do PSD trasportavam mais gente que o taxi. Uns de jipe, outros de carrinha.Tambem registei com muito desagrado o bar movel, montado ao fundo das escadas da Sede da Junta de Freguesia, mesmo por trás da palmeira, numa carrinha vermelha. Penso que aquele era o local menos apropriado para se fazer isso.Penso ainda que até seria ilegal.Tudo isto aconteceu em 30 minutos que ali estive. A vista da amostra, posso perguntar aos demais, afinal que terá acontecido durante o dia todo?

    ResponderEliminar
  17. E que tal acabarem com estas piadas todas e fazerem algo de útil pela freguesia... já agora podiam publicar aqui o resultado das eleições! Para quem tão criticado foi acho que o resultado diz tudo!! Parabéns sr Rui Franco.

    ResponderEliminar
  18. nao sei como ha quem critique e depois o rui ganha com todos akeles votos. Magnifico Rui só mostra que és um dos melhores se não o melhor preseidente que passou na nossa terra. n estou na tua lista mas vais ter sempre o meu apoio se continuares a demonstrar tanto empenho e carinho pelas gentes da nossa terra. Sr Joao Pedro está na altura de se preocupar com outras coisas se não a politica que há quem necessite mesmo que olhe pelas suas coisas.

    ResponderEliminar
  19. Talvez tenham existido factos pouco democráticos. Eu só vi um, o do sr. Eng. João Pedro Portugal, ter impedido aceitar um voto de um cidadão que votou no carro, como tem acontecido sempre desde o 25 de Abril. Mas o pior é não ter sido comunicado ao cidadão que pensou ter contrivuido para a eleição. Isto é que é democrácia....

    ResponderEliminar
  20. E a mesa não tinha presidente, nem vogais? E não se mexeram? Porque terá sido?...

    ResponderEliminar
  21. Srs blogistas o que é que tuda esta escrita atrás tem haver com o facto de alguém sem escruplos ter danificado um cartaz de uma lista concorrente às eleições. Como sabem isto é crime punido por lei. Se tivesse sido o cartaz do PSD o danificado o que não teria acontecido?? GNR, Polícia Judiciária e sabamos lá mais o quê!!
    Haja bom senso e não deturpem as coisas.

    ResponderEliminar
  22. Caro anónimo de 12 de Outubro de 19:38:
    Se me viu a impedir aceitar esse voto, também deve ter participado da decisão de todo o grupo que compôs a mesa de voto onde tal facto ocorreu.
    E bem sabe que, perante a gravidade do que se passou com esse voto, a decisão da Mesa e Delegados presentes de pura e simplesmente anular esse voto foi UNÂNIME.
    Como sabe, de resto.
    Agora, como compreende, não posso responder pela decisão da Mesa de comunicar ou não a esse cidadão o facto ocorrido. Porque era a Mesa que o deveria ter feito.

    Cumprimentos,
    João Pedro Nogueira Portugal

    ResponderEliminar
  23. O anónimo q ficou pertrubado facto do eleitor q vinha no carro vermelho não ter sido aceite, dizendo q sempre aconteceu assim pós 25 Abril, já não ficou preocupado mesmo carro e seu condutor (Tó-Zé) estar no recinto da Junta pé das escadas a oferecer cerveja de pressão só pedindo p não lhe estragarem a bandeira do PSD que estava ao lado do mini barril ! Em democracia estava mesmo a cumprir a lei? Coisas mesmo esquisitas. Isto é que é democrácia...

    ResponderEliminar
  24. José Castanheira (Vale de Matouco)12 de novembro de 2009 às 23:37

    Aos anónimos do dia 1 de Novembro.

    Meus caros
    Nas últimas eleições autárquicas fui nomeado e exerci o cargo de escrutinador na mesa mencionada por vós. E para que não haja confusões vou explicar sucintamente o sucedido, para não andarem nem a acusar pessoas sem fundamento, nem escreverem sem saberem o que estão a dizer como é o caso do anónimo de 1 de Novembro 2009 às 19:28.
    Houve efectivamente um Sr. que devido ao seu estado de saúde não se podia deslocar a mesa para votar, normalmente nestes casos deslocam-se 2 pessoas em que pelo menos uma pertence à mesa com os boletins ao local onde está o eleitor, para que o mesmo possa exercer o seu direito de voto. Neste caso se não estou em erro, deslocou-se a presidente suplente e um delegado ao local onde estava o eleitor, o mesmo votou e recolheram o voto para a mesa. Esse mesmo voto foi contestado pelos delegados de uma lista, devido ao facto de acharem que este acto era ilegal. Perante este facto a mesa consultou o manual de eleições, e de facto constatou-se que para o voto ser válido, devido a tratarem-se de eleições autárquicas, os boletins teriam de ser entregues e recebidos do eleitor por parte de duas pessoas que não pertencessem à freguesia (o que não era o caso, e num dia como este era quase impossível estarem pessoas de fora da freguesia justamente na junta de outrem...), logo verificada a inconstitucionalidade do voto, comunicou-se à comissão nacional de eleições para saber o que fazer com o voto, os responsáveis ordenaram a anulação do voto e foi o que se efectuou.
    Agora o Sr. anónimo de 1 de Novembro de 2009 0:05 ainda acha que a mesa não se mexeu? Ou queria que após 14 horas na mesa de voto, perto das 22 horas e sem jantar, que os membros da mesa fossem procurar onde habitava o eleitor para o avisar do sucedido!?
    Quando se fala a respeito de alguém deve-se ter certeza do que se está a dizer e saber do que se está a falar.
    Quando num trabalho não há falhas como foi na nossa freguesia, que no final da contagem dos boletins tudo bateu certo, não houve boletins desaparecidos nem nada de anormal, isto reflecte o empenho, seriedade, imparcialidade e competência de todos os intervenientes no processo, e foi devido a este facto, que ao ler estes comentários injustos e mal intencionados, decidi esclarecer o assunto.
    Com os melhores cumprimentos
    José Castanheira

    ResponderEliminar