segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rio Alva? Espectacular!...

Não há melhor adjectivo para descrever a manhã bem passada na descida do rio Alva no passado domingo, desde o paredão da barragem das Fronhas até ao Caneiro da Marinheira, na Ponte da Mucela. Cerca de 7,5km em cerca de 4h30m...As vinte e oito pessoas, umas ligadas à freguesia de Lavegadas, Vila Nova de Poiares, outras à freguesia de S. Martinho da Cortiça, Arganil, comentavam assim a aventura que estava a a ser a descida deste Alva selvagem, o clima de convívio, o espírito de camaradagem, o encontro com a Natureza...

Foi para todos uma lição de respeito pela Natureza, sim, mas sobretudo acerca do potencial turístico que este troço do Alva tem, na pesca desportiva, na descida em canoa, nos passeios pedestres ao longo das ínsuas do Alva...
.


E acerca, também de todo aproveitamento turístico que os pequenos agentes económicos, alguns já instalados nesta região, quer pensões, quer restaurantes, ou cafés, ou mesmo mercearias, poderiam fazer, se forem devidamente apoiados. Por exemplo com incentivos à melhoria das suas instalações ou à formação dos seus recursos humanos, com a criação de uma Marca Turística comum - que fosse sinónimo de destino/região de qualidade - gerida pelos municípios ou por uma associação de desenvolvimento, que criaria também circuitos turísticos dentro desta região, e com a promoção dessa Marca Turística junto dos mercados.
.


O almoço decorreu no Centro de Convívio e Recreio da Moura Morta, onde o organizador, o amigo Luís Filipe "Mouramortino" nos brindou com a sua boa disposição e apresentou algumas maravilhas do rio Alva fotografadas pelo amigo Pedro Frias, das Fronhas.
O almoço, um churrasco saborosíssimo preparado no Centro de Convívio, foi regado pelo vinho tinto da Casa da Carvalha, de Mucelão, representada pelo dr. Tomás Andrade que, com o dr. Patrick Dias da Cunha, também presente nesta descida e representando, também informalmente, a Vumba/Quinta do Carapinhal, com produção de queijo e requeijão de cabra, são dois digníssimos representantes de produtos endógenos da Região que ficariam tão bem integrados naquela Marca Turística comum...
Também Nuno Duarte, campeão nacional de pesca à truta e vice-presidente dos Mosqueiros do Alva, que orientou a descida do rio em canoa, nos falou durante o almoço das magníficas potencialidades do Rio Alva para este tipo de pesca.
Um dia bem passado. Espectacular!...

4 comentários:

  1. Foi simplesmente espectacular..Parabéns amigo Luis Filipe pela organização e obrigado pelo convite..agora temos que organizar mais convivios em conjunto junto do NOSSO Rio Alva..

    Até Breve

    Abreijos
    Pedro Sousa

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais quero agradecer a tua presença e todo o teu empenho.
    O Facto de conseguires trazer um grupo de pessoas de São Martinho, só por si, já era um grande feito mas a presença do Dr.Patrick Dias da Cunha trouxe ainda maior relevo a este pequeno "evento".

    ResponderEliminar
  3. Que saudades que eu tenho desse (e de outros) caminhos que iam dar ao nosso rio, onde passávamos o dia em brincadeiras, enquanto as tias e avós lavavam e secavam a roupa!
    Obrigada pelas fotos. E a Cortiça, ainda é linda com a sua capelinha lá no alto? Era a terra dos meus antepassados
    Felicidades para vocês

    ResponderEliminar
  4. João Pedro Ralha Portugal Sousa10 de outubro de 2009 às 12:22

    Amigo Luis Filipe gostei imenso de ter aceite o vosso convite e ter participado nesta magnífica aventura dando-nos a conhecer a beleza ainda existente no nosso Rio Alva. Vamos continuar a incentivar os responsáveis das nossas Freguesias para dar a conhecer as magníficas paisagens das nossas terras e outras coisas boas que temos, tais como a gastronomia, a todos que nos queiram visitar.
    Podes contar comigo.
    Um abraço fraterno.
    João Pedro Sousa

    ResponderEliminar