quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Carta aberta de Paulo Batista (ou A estrada das ambiguidades E.N.342)


A pedido do nosso leitor Paulo Batista, e por ser assunto de interesse municipal, publicamos o e-mail que nos enviou: 

"A ESTRADA DAS AMBIGUIDADES E.N.342

Todos nós sabemos, que as boas vias de comunicação, geram riqueza, atraem investidores e diminuem substancialmente os custos das empresas tornando-as mais competitivas.

A escolha do Município pela alternativa nº 2, com o nó junto ao Posto da Guarda Nacional e a Zona de Vale de Zebras, atravessando a EN342-4 (Arganil-Sarzedo) e Alagoa em Viaduto é despropositada, é hipotecar o futuro de uma das zonas com melhor índice para a construção. Se o Sr. Eng Ricardo pensa que ao tentar aproximar a estrada da Cerâmica salvará esse projecto e que poderá atrair investidores, está redondamente enganado, pois com a proximidade da Variante, a construção de habitações passa para outra zona, o que afasta mais as pessoas da sua Cerâmica.

Quanto ao desvio do trânsito pesado para fora de Arganil, o Sr. Eng também se engana, porque devido ao posicionamento do NÓ do Sobreiral, todo o transito pesado que se desloca para a Zona Industrial, passa dentro da zona urbana de S. Pedro e até dentro de Arganil. Para o Sr. Eng., o que realmente interessa são as Gasolineiras de S. Pedro, os seres humanos estão em 2º LUGAR, e se falarmos em EDUCAÇÃO nem consigo digitar a posição, (mas quanto à Educação e Contentores será assunto para mais tarde).

No entanto, outra das contradições que eu li no documento de ARREPENDIMENTO e ouvi pelo Sr. Eng. Ricardo foi de que este traçado, ”…potencia uma circular, que liga duas zonas urbanas importantes da sede de Concelho: Gândara/Sobreiral e Vale de Zebras, retirando o transito pesado do Centro Urbano da Vila…”, não é possível entender o objectivo de aproximação destas zonas, este traçado retira qualidade de vida a todas as pessoas que residem nas proximidades da Alagoa, Sobreiral e Cansado. Existe um enorme aglomerado de habitações em torno desta Zona, com tantos m2 de Terreno nas imediações de Arganil, com tantas possibilidades mais viáveis para esta Variante, é escolhido o traçado que mais prejudica toda a população de Arganil.

Efectivamente o MAIOR ABSURDO do documento de ARREPENDIMENTO, o ponto 9), refere que a alternativa escolhida pelo executivo não implica demolições de EDIFICIOS, caro Eng. Ricardo: existem muitas INVERDADES, esclareça os Arganilenses.

A posição da Câmara Municipal de Arganil, como é referido no ponto 10), também engloba o voto da oposição. O Sr. Eng Rui e Sr. Dr. Miguel Ventura também votaram a favor deste traçado. Quanto à oposição não me vou alongar (não terão esse privilégio), apenas vou transcrever alguns textos, que retirei dos seus Extraordinários BLOG`S, onde se promove a cidadania e a discussão cívica (em silêncio).


Mensagem de abertura no Blog do Dr. Miguel Ventura:
A criação de um Blog PESSOAL.
Com a utilização deste instrumento, pretendo manter um relacionamento próximo não apenas com todos quantos me têm acompanhado mas também com aqueles que desejam reflectir em conjunto, as temáticas que mais nos preocupam enquanto cidadãos activos e interessados no mundo que nos rodeia.
Desejo que este seja um espaço que ajude a promover a cidadania e a participação cívica de todos nós, no sentido de participarmos na construção de uma Sociedade mais solidária, mais justa e mais fraterna.
Um abraço Amigo do
Miguel Ventura


Mensagem de abertura no Blog do Eng Rui:
O BLOG DA CANDIDATURA ARGANIL CONCELHO COM FUTURO, NESTE NOVO CONTEXTO POLÍTICO, FUNCIONARÁ DAQUI EM DIANTE COMO UM VEÍCULO PRIVILEGIADO DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE OS ELEITOS PARA A ASSEMBLEIA E CÂMARA MUNICIPAL DE ARGANIL E OS CIDADÃOS DO CONCELHO.
PRETENDE-SE:
- DAR CONTA DA ACTIVIDADE E PARTICIPAÇÃO NOS DIVERSOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS;
- PROMOVER A DISCUSSÃO ATEMPADA DOS DIVERSOS ASSUNTOS DE INTERESSE PÚBLICO;
- DAR VOZ AOS ANSEIOS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES DOS MUNÍCIPES.


MENSAGEM APÓS AS ELEIÇÕES:
Caras e caros eleitores do Concelho de Arganil:
Todavia, ao ser eleito para as funções de Vereador do executivo, irei defender, intransigentemente, o eleitorado que me elegeu e o projecto que sustentou a nossa proposta para o Concelho. Em democracia assim é e assim será. Comprometo-me ser firme e exigente, concordando com o que penso estar certo e rejeitando o que me parece ser errado. Estarei por isso atento a tudo quanto venha a ser o futuro do Concelho e lutarei por corresponder à confiança que em mim depositaram. Manterei uma conexão de grande respeito, de solidariedade e de amizade, para com todos que subscreveram a candidatura “Por Arganil, Concelho com Futuro”.
Um abraço,
Rui Silva



Comentário Final

Ex.mo. Sr. Presidente mais jovem de Portugal, ao longo da nossa vida todos cometemos erros, uns que corrigimos e outros que gostaríamos de corrigir, mas devido à nossa caturrice e cegueira, mais tarde resta-nos apenas o arrependimento.

Recue enquanto é tempo com a sua tomada de decisão.

Exmo. Sr. Presidente, escute os técnicos especializados, ouça os esclarecimentos/explicações sobre as outras alternativas, e não deixe que se façam estradões dentro da zona urbana de Arganil, volte a consultar o povo que o elegeu e as pessoas directamente lesadas com o traçado escolhido, avalie o transtorno que estes poderão causar não somente às pessoas, ao meio ambiente e todos os outros prejuízos que resultam da sua construção. Não deixe que os INTERESSES se sobreponham à nossa qualidade de vida, para quem vive aqui é um direito adquirido.

A variante 342 poderá ser uma das estradas com maior fluxo de transito da Zona Centro, parte do movimento da IP3 e IP5 com destino a Coimbra, Leiria e Lisboa, poderá vir a passar dentro de Arganil, caso o traçado escolhido se mantenha. Com uma via estruturante entre Seia e Celorico e com a rectificação do traçado do IC3, futuramente esta será uma das vias com mais movimento no interior. Com um pouco de astúcia até poderei apelidá-la de Estrada dos Pobres.

Vivemos na vila de Arganil, região rodeada de montanhas e vales lindíssimos, onde os estradões fora do perímetro urbano, poderão fazer furor relativamente à beleza da natura que nos rodeia, estou certo que ninguém ficará indiferente à beleza paisagística que envolve o RIO ALVA.

Ex.mo. Sr. Presidente, se rumarmos para mesmo sentido na sexta-feira, eu julgo que ainda há tempo de fazer esta correcção.

Eu não sou contra a construção da Variante 342, sou contra o traçado que V.exa. escolheu.

Faço também um apelo ao Sr. Presidente da Freguesia de Arganil, por quem tenho muita estima e consideração, para que faça uma pequena intervenção sobre o traçado que melhor serve os Arganilenses, certamente que o seu contributo será relevante para o terminus deste processo.

Apelo a todos os técnicos de Arganil especializados na área de Eng. Civil, Arquitectura, Ambiente e outros, que não faltem ao fórum de discussão sobre a Variante 342, e contribuam com sua opinião sobre o traçado que melhor serve Arganil.

E para os Arganilenses residentes ou não nas áreas afectadas, obrigado pelo vosso empenho e apoio, juntos podemos alterar esta decisão para a solução que menos prejudicará Arganil – Solução 1 - apresentada no BLOG - a que melhor serve o interesse de todos.

VAMOS TODOS AO FORUM NO DIA 8 DE JANEIRO NA CASA DO POVO DE ARGANIL, 21 HORAS.

Paulo Batista"
  

1 comentário: