quinta-feira, 15 de abril de 2010

Grupo Desportivo e Cultural de S. Martinho da Cortiça fez 30 anos

O Grupo Desportivo e Cultural (GDC) lança as suas raízes até aos anos 60. Nesta altura um grupo de jovens improvisou um campo de futebol no Vale da Cruz, entre a Portelinha e Poços e nasceu a Associação Académica de S. Martinho da Cortiça, em homenagem ao grande clube da época. Chegaram-se a realizar vários jogos amigáveis com equipas da região mas a iniciativa acabou por esmorecer.  Logo após a Revolução de 25 de Abril de 1974, a Junta de Freguesia de S. Martinho da Cortiça enviou uma embaixada a Lisboa, à Família Dias da Cunha, que conseguiu obter a dádiva dos terrenos das actuais instalações. Construiu-se o campo de futebol pelado em terreno onde se fizeram os primeiros jogos amigáveis.


Com o fim de poder inscrever a equipa de futebol de onze no campeonato do INATEL constituiu-se formalmente o Grupo Desportivo e Cultural de S. Martinho da Cortiça como secção autónoma da Casa do Povo a 29 de Fevereiro de 1980.
Desde essa altura, o GDC tem sido um polo de união de várias gerações de sãomartinenses.
São pois, essas gerações de sãomartinhenses que vêm elevando o nome do Grupo Desportivo e Cultural de S. Martinho da Cortiça que estão, também, de parabéns!

1 comentário:

  1. Parabens ao Grupo Desportivo e Cultural, aos seus dirigentes e aos seus atletas.
    Queria so deixar aqui o meu testemunho relativo á Ass. Academica de S. Martinho, da qual fiz parte numa das suas primeiras equipas.
    Nessa altura, eu, o João Alves e o Alvaro Ribeiro vinhamos de bicicleta da Moura Morta e da Ponte de Mucela para jogar em S. Martinho.
    Ficou celebre um jogo em Coja do qual tenho foto dessa equipa.
    Alvaro da Vinha

    ResponderEliminar